quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sobre pensar alem da conta


->Você já pensou e não consegue resolver um problema? Pare de pensar.

Já deve ter acontecido com você: preocupada com um problema x, você passou um tempo y da sua vida pensando sobre ele até a exaustão. Você acordava pensando nele, tomava banho pensando nele, conversava com várias pessoas sobre ele, se possível lia sobre ele, traçava novas e dinâmicas conclusões na sua cabeça baseando-se no que ouviu, leu, etc. Afinal, uma parte considerável das pessoas acha que a melhor forma de se resolver algo é pensar muito nisso. Matutar, remoer traçar conclusões, voltar ao raciocínio inicial e pensar, pensar, pensar...
Bom, se você também já passou por isso, deve ter chegado a conclusão de que pensar muito sobre um problema cansa e não adianta muita coisa, porque as questões cotidianas da vida se resolvem no plano real e não no plano mental (a não ser que você esteja desenvolvendo uma nova teoria sobre física quântica e tenha que pensar nisso o dia todo, claro). Ou seja, é obvio que para resolver um drama complexo é natural e necessário que você pense, afinal você não é uma planta, mas pensar além da conta é que é o x da questão.
(Antes de continuar, queria só colocar uma citação para o meu texto ficar mais chique e embasado, ta? A frase é de Einstein: “Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio e a verdade me é revelada”. Pronto, continuando)
Aí você me pergunta: Ta, legal, mas como faço para não pensar alem da conta? Quando aquele problema está me consumindo, como fazer para descansar minha cabeça e parar de pensar um pouco? Bom, comece fugindo de estratégias do tipo “Meu Deus, tenho que parar de pensar nesse problema . Posso pensar em qualquer coisa a partir de agora, menos nisso.” Afinal, essa técnica só serve para você continuar pensando na droga do problema. Melhor mesmo é pensar em outra coisa, tipo um filme que você viu, uma viagem que você quer fazer ou porque não... fazer contas. Contar qualquer coisa, sabe? Contar seus passos, contar os tijolos da parede, contar as pessoas na rua. Depois que cansar, fazer cálculos mais interessantes do tipo a média dos seus passos por quadra ou multiplicar o número de cabeças de pessoas de cabelo comprido pelo de pessoas de cabelo curto.
Sim, é um método estranho, mas servirá para você parar de pensar um pouco, eu garanto, ta funcionando. Ainda mais se você for ruim para fazer contar como eu e tiver que se concentrar muito para se sair bem nessa atividade. Se você não gostou da minha idéia, invente a sua. Mas tente parar de pensar além da conta. Se tem um problema, pense um tanto razoável e tente resolvê-lo, em vez de ficar presa nos pensamentos por dias, meses, anos. Quem sabe a verdade lhe seja revelada. Foi Einstein que disse, e a ele foi revelada a teoria da relatividade! (Tá, Einstein é Einstein e ele passava os dias estudando e pesquisando!)

*Ah, claro... como pude me esquecer... tive outra idéia ótima!!!
O problema continua aqui, mas agora tenho um blog pra me distrair, fazer com que eu desligue o celular e pare de pensar além da conta!!!

Um comentário:

Paula Degel disse...

Priminhaaa, você escreve muito bem, sabia? Lógico que sabia, né? :D uahsuhaueh... Adorei o texto, parei de pensar no que não devia enquanto estava lendo, mas contar as pessoas na rua pra mim não serve, conta é comigo mesmo, ai vai ser fácil demais. Pra mim é melhor descrever cada uma, não sou boa pra ficar escrevendo O___o... Sempre que postar me avisa!
Te adooooooro. Beeijo :*